Efeito Das Mudan As Clim Ticas Nas Agriculturas
Mudanças climáticas afetam produção de alimentos As mudanças climáticas hoje em dia estão alterando e afetando a produção de alimentos em várias áreas. As alterações que o clima vem sofrendo em todo o mundo devido ao efeito estufa não atingem somente as pessoas ou o meio ambiente. A agricultura, por ter uma relação direta com a natureza, também é afetada pelo aquecimento da Terra, provocado pela ação dos seres humanos.
Isso tudo tem relação, porque as culturas dependem basicamente da temperatura e da umidade. Então uma cultura, que precisa de uma determinada necessidade térmica é alterada pelo aumento da temperatura. Isso também acontece com o consumo de água pela planta, que aumenta, e devido à falta de chuva, existe em pouca quantidade no solo.
O efeito estufa é um processo natural do planeta Terra. Mas os seres humanos vêm intensificando esse processo pela emissão de gases poluentes na atmosfera através da queima de florestas e de combustíveis fósseis, como o petróleo.
É que esse fenômeno tem reflexo na quantidade e periodicidade das chuvas. Há oito anos consecutivos eventos climáticos extremos afetam produções importantes em áreas produtoras cruciais.
No Brasil, a seca do Sul afetou nossa produção de soja, depois de ter prejudicado a da Argentina também. A cada ano que passa essas anormalidades estão ficando cada vez mais normais. O mundo tem de se preparar para o fato de que eventos extremos, grandes secas, enchentes acontecerão mais, também no Brasil. E a nossa economia precisa desses alimentos para a população e para a balança comercial.
É uma maneira dos produtores pensarem já que salvaram a lavoura, que os deixem mudar o código florestal, reduzir a área de proteção, flexibilizar as leis ambientais. Já os ambientalistas dizem que é preciso aumentar a proteção, porque as mudanças climáticas tornam essas áreas mais vulneráveis. Então, quanto mais proteção houver, mais garantia há de que o Brasil