Cobertura
Definição
A cobertura funciona como principal elemento de abrigo para os espaços internos de uma edificação proporcionando conforto térmico, protegendo contra o ingresso da radiação solar, controlando passagens de vapor de água e escoando água da chuva e da neve derretida à um sistema de drenos, calhas e condutores.
Assim como os pisos, as coberturas devem ser estruturadas para vencer vãos e suportar seu peso próprio, além do peso de qualquer equipamento anexo. Além de cargas de gravidade, os planos de cobertura precisam resistir a solicitações laterais impostas por ventos e abalos sísmicos e transferir tais forças para sua estrutura de apoio.
O tipo de estrutura da cobertura tem grande impacto na imagem externa da edificação. Além de ser um componente estrutural, ela também é um componente funcional e estético que deve se adequar a linguagem de toda a edificação.
Estruturas básicas do telhado
-tesoura: recebe e distribui os esforços verticais do telhado e das cargas externas para a estrutura do edifício. É constituída por: Banzo inferior ou linha(viga) e banzo superior ou empena, pendural ou oitão, diagonais e pontalete - trama: estrutura que sustenta a telha. É formada por terças, caibros e ripas.
- Telhas: a inclinação do telhado dependerá basicamente da telha escolhida.
Tipos de coberta
As cobertas são classificadas segundo os sistemas construtivos e materiais utilizados. Desta forma encontram-se.
*Cobertas Minerais – São materiais de origem mineral, entre as quais placas de pedras. Muito utilizadas na antiguidade e mais recentemente apenas com finalidade estética em cobertas com grande declividade.
*Cobertas vegetais rusticas – De uso restrito a construções provisórias ou com finalidade decorativa.
*Coberturas vegetais beneficiadas – podem ser executadas com pequenas tabuas ou com tabuas corridas soperpostas .
*Coberturas com Mebrana – Caracterizadas pelo uso de membranas plásticas assentadas obre a estrutura.