CO2 Na Atmosfera
Identificação
TIT: Fitoplancton e Absorção de CO2 da Atmosfera
AUT: Maria Encarnación Vásquez Suarez-Iha (Prof. Dra., IQ-USP)
REF: Coleção Documentos, Série Ciências Ambientais-20, Mudanças Globais e Desenvolvimento Sustentável. Instituto de Estudos Avançados da USP, São Paulo, 1994. Pag. 68-75.
CLA: Artigo publicado com base em conferência de mesmo título
TEM: Fitoplancton, oceano, biomassa, efeito estufa, CO2, clima
RES: Introdução ao assunto do aquecimento global e seus efeitos ainda polêmicos sobre os ecossistemas marinhos com aumento da produção de algas e de absorção de CO2.
ARQ: Allchemy - Série Épsilon, 1995, BD57001R.DOC
FITOPLÂNCTON E ABSORÇÃO DE CO2
DA ATMOSFERA
Maria Encarnación Vázquez Suárez-Iha
Instituto de Química - Universidade de São Paulo
Cx.P. 26077, 05599-970 São Paulo, SP, Brasil
A demanda de energia - eletricidade, gás e combustíveis necessários para operar todas as ferramentas da civilização moderna - em países desenvolvidos é a maior causa da poluição a qual está agora aquecendo nosso planeta. Dióxido de carbono, produzido na queima de combustíveis fósseis - carvão, óleo e gás natural - é responsável por cerca de 6% do efeito estufa. Os outros gases envolvidos nesse efeito são os CFCs (CloroFlúorCarbonos), metano, vapor de água, ozônio e óxido nitroso(1). Bolin(2), coordenador do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC) instituído em 1988, alertou, durante a Second World Climate Conference em Geneve realizada no final de 1990, sobre não haver mais tempo para usar as dúvidas remanescentes sobre o aquecimento global e a mudança climática como uma desculpa para a inatividade. O planeta já está passando por estiagens regionais, tempestades, redução do suprimento de água, extinção de muitas espécies de plantas e animais, em função do aquecimento global que altera os padrões climáticos e perturba os ecossistemas naturais. Previsões atuais do aquecimento global não levam em conta as reações e interações