ciclo do carbono
One Piece.part2.rar - https://mega.co.nz/#!1J0UxIzb!aL4HQxZjupRU5RfdLAr0X28dpopEezJpIqU0Sn5fkEg
One Piece.part3.rar - https://mega.co.nz/#!JI0WyawC!UySpawHEma6Oay__C_7UMgXCL7pnNil1oz7SbXR0WLE
One Piece.part4.rar - https://mega.co.nz/#!IE1iUTrQ!XkkZ42ej7OwqEz1D-tISqUZIxloQxoWlJocUcINWpT0
O Ciclo do Carbono
A importância do carbono e de seus compostos é indiscutível. Este é onipresente na natureza e seus compostos (e.g. proteínas, carboidratos e gorduras) são constituintes essenciais de toda a matéria viva, e fundamentais na respiração, fotossíntese e regulação do clima. Existe uma grande variedade de compostos de carbono envolvidos no seu ciclo global, dos quais serão abordados os principais compostos presentes na atmosfera: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), hidrocarbonetos não metânicos (HCNM) e monóxido de carbono (CO).
Figura 2: Ciclo global do carbono
Dióxido de carbono (CO2)
Os reservatórios de CO2 na atmosfera, litosfera e oceanos são extremamente grandes. Os fluxos entre estes compartimentos são bidirecionais e quase em balanço, o que faz com que as estimativas de troca sejam difíceis.
A Figura 2 ilustra as principais rotas de troca estabelecidas para o CO2, em processos biogeoquímicos envolvendo os três compartimentos, enquanto a Figura 3 ilustra estimativas de quantidades aproximadas contidas em cada ambiente e os fluxos anuais (GtC/ ano) entre os mesmos.
Figura 3: Fluxos e quantidades de Dióxido de Carbono nos compartimentos
As trocas de CO2 entre a atmosfera e a biosfera terrestre ocorrem principalmente através da fotossíntese e a respiração por plantas. Estes dois processos podem ser resumidos pelas seguintes equações:
Fotossíntese:
H2O + CO2 + hν → (CH2O)n + O2 (1)
Respiração:
(CH2O)n + O2 → CO2 + H2O + Energia (2)
Dessa maneira, parte do CO2 fixado segundo a equação 1, é reemitido segundo a equação 2. O