Co Pia De Jose De Alencar
José de Alencar
Assunto
Nasceu em Messejana, no Ceará e faleceu no Rio de Janeiro. Advogado, jornalista e romancista, teve papel fundamental para o desenvolvimento do romance e do pensamento intelectual no Brasil do século XIX. É patrono número vinte e três da
Academia Brasileira de Letras por escolha de Machado de Assis.
O Guarani (1857) -- publicado em formato de folhetim para o Diário do Rio de Janeiro durante o ano de 1857, O Guarani é provavelmente o romance de Alencar mais conhecido e aclamado, sendo considerado um clássico da literatura brasileira. O romance possui todos os elementos do romance romantico e indianista, principalmente por se tratar do contato entre os indígenas que aqui estavam com os europeus. O romance é uma história de amor entre um índio e a filha de um fidalgo português D.
Antônio de Mariz que viera às terras brasileiras recebidas por Mem de Sá, um dos primeiros administradores de terra da colônia.
Um trecho descrevendo Iracema : “ a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos ... mais longos que seu talhe de palmeira. O povo de jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem ..." ( cap. II ). " - A filha de Araquém é mais forte que o chefe dos guerreiros ... e vibrou o arco. O chefe cerrou ainda o punho do formidável tacape; mas pela vez primeira sentiu que pesava ao braço robusto." (cap. VII ).
O que você precisa saber sobre Iracema, de José de Alencar
Obra: Iracema: lenda do Ceará
Autor: José de Alencar
Ano: 1865
Título: retrata a principal personagem do livro
Ambientação: a história se desenrola no período da colonização brasileira, em terras cearenses. Enredo: conta o início da miscigenação e formação do povo brasileiro a partir do romance entre a índia Iracema e o português Martim. Personagens principais: Iracema,
Martim Soares Moreno, Moacir, Poti (índio pitiguara amigo de Martim), Irapuã (tabajara