CMS
No inicio, para inserir algum texto na internet ou você aprendia alguma linguagem de formatação para a web como o HTML ou então colocava seus artigos em texto puro, o tempo avançou, ferramentas foram criadas e este trabalho foi simplificado, programas criavam a formatação a partir do texto inserido, assim foi se popularizando a criação de websites e a internet como um todo. Mais adiante tivemos o uso de linguagens de script, com isso novas funcionalidades apareceram, maior interação entre website e internautas, todo um mundo novo começou a ser deslumbrado, as adições não pararam, comunicação com banco de dados, efeitos, serviços, tudo estava ao alcance de um clique, a internet se popularizou e assim as necessidade mudaram, arquivos em texto puro são chatos de se ler, a manutenção dos sites sempre foi um trabalho chato, assim, para resolver algumas questões, foram criados os Content Manager System (CMS), ou, em português, Sistema Gestor de Conteúdo.
Basicamente a função dos CMS são facilitar a criação, edição e manutenção de um website, geralmente ligando um conjunto de scripts a um servidor de banco de dados que fará o armazenamento de todo o conteúdo. Atualmente varias são as linguagens e os banco de dados usados, mas ainda, com muito destaque, impera a dupla PHP/MySQL rodando em um servidor web Apache.
Contudo, o mais interessante, é que essa ferramenta é feita de tal maneira que mesmo aqueles que nunca ouviram falar de ASP, PHP, MySQL, Apache, HTML, Javascript ou qualquer outra linguagem voltada para web poderá usa-lo, inclusive esta é sua principal função, tornar acessível a todos a sua presença na internet através de um site, facilitando a inserção de textos, de comentários e dezenas de outras funcionalidades, de acordo com as características de cada aplicação. Podemos dizer que um CMS é um software que pega uma estrutura pré moldada e transforma em um website com base nos comandos passados pelo administrador.
As vantagens de uso são grandes,