Cmcr
cynara mikaely carvalho rosenDo
política social no brasil e serviço social.
João Pessoa
2012
cynara mikaely carvalho rosendo
política social no brasil e serviço social.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná – das Disciplinas de Ética e Legislação Profissional, Políticas Sociais I, Oficina de Formação e Instrumentalidade do Serviço Social e Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço SocialI IV. Profs: Clarice da Luz. Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Amanda Barbosa e Paulo Aragão.
João Pessoa 2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 1 2.DESENVOLVIMENTO 2 3.CONCLUSÃO 4 REFERÊNCIAS 5
1.INTRODUÇÃO
Para fazer uma análise sobre a Política de Assistência Social é fundamental investigar a sua trajetória, há um legado de concepções, ações e práticas de assistência social que precisa ser capturado para nalisar o movimento de construção da política social no Brasil, entender o contexto histórico da profissão é imprescindível na compreensão de tudo isso.
Nesse contexto a Constituição Federal é um marco fundamental desse processo porque reconhece a assistência social como política social que, junto com as políticas de saúde e de previdência social, integram o sistema de seguridade social brasileiro. Por isso, pensar e ver esta área como política social é uma possibilidade recente.
2.DESENVOLVIMENTO
Podemos apresentar o Serviço Social como uma profissão que tem uma caráter sócio-político, crítico e interventivo, baseado científicamente, instrumentalmente e multidisciplinarmente nas Ciências Sociais e Humanas, trazendo e fazendo análises e intervenções sobre as diversas formas de como se apresenta a “questão social”, que vem a ser o conjunto de desigualdades oriundas do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do