Clusters
CLUSTERS
Março/2012
As grandes empresas dependem cada vez mais dos serviços fornecidos pela área de tecnologia da informação para realizar tarefas críticas e para que suas operações, processos e negócios não fiquem estagnadas.
O aceitável seria, os recursos de informática estarem disponíveis 100% do tempo, sem apresentar falhas, mas as falhas são inevitáveis e vários fatores podem fazer com que um recurso computacional apresente indisponibilidade, tais como catástrofes naturais, falhas em aplicativos ou problemas com hardware.
As conseqüências podem ser as mais diversas, desde a perda de dados, comprometimento do negócio da empresa e até mesmo a perda de vidas humanas.
O mercado atualmente oferece várias soluções que permitem a criação de uma infra-estrutura que possa atender as demandas da grandes corporações, médias e pequenas empresas. As industrias especializadas em hardware e desenvolvedores de software agregam a seus produtos características que permitem que os recursos continuem funcionais, mesmo que algum componente envolvido apresente uma falha.
A alta disponibilidade pode ser alcançada de duas formas: por meio do uso de hardware proprietário, fabricado exclusivamente para esse fim, ou por meio do uso de hardware comum, em conjunto com aplicativos.
O uso de hardware especifico junto com aplicativos livres, podem ser utilizados sem que seja necessário o pagamento de uma licença de uso, como ocorre com aplicativos comerciais.
Algumas definições para o termo cluster que esta relacionado à ele. Vamos mostrar a história de surgimento dos primeiros clusters, quais os principais tipos e cita alguns exemplos de áreas em que podem ser utilizados.
Conceitos relacionados à alta disponibilidade, e uma das fórmulas mais utilizadas para se calcular a disponibilidade de um sistema.
As principais ferramentas, que podem ser utilizadas em conjunto com o sistema operacional Linux na criação de um ambiente de