Clube De Pol Tica Aula 1
Introdução a Política como ciência
Filosofia vs Ciência
Os filósofos políticos idealizam um estado que o beneficie ou a suas necessidades, idealizam como deve ser.
Os Cientistas Políticos descrevem as coisas como elas são, usa a realidade para desenvolver a realidade, e baseado na realidade, decide se é necessário mudar.
Onde nasceu esse pensamento?
Na Grécia antiga, onde herdamos todos seus pensamentos, e proposições, até as palavras de estado como Democracia, Teocracia e após todos esses anos os conceitos não mudaram, e as palavras permaneceram, o que mudou foi a realidade.
Sócrates é conhecido como o fundador da Ciência Política. “Conhece te a ti mesmo”.
A política, como ciência, no dizer de Garner, proporciona conhecimento sobre o Estado e, como arte, procura a solução dos problemas concretos e trata dos processos e meios que o governo emprega para realizar os fins do Estado. A política é uma ciência aplicada, que tem por objetivo a dinâmica do Estado, sua projeção no futuro. É preciso ter consciência, na análise da questão, de que, no mundo da sociedade, imperam as mudanças, as diferenciações, o desenvolvimento, e ele é diverso do mundo da natureza. Nele reina a heterogeneidade, a infinita diversidade, a probabilidade, a teleologia. No mundo da natureza, basta um fenômeno para se levar à lei geral. Na sociedade, tudo se passa diferentemente, e cada fenômeno é, em si mesmo, uma espécie, alguma coisa irreversível que, na lição de Jellinek, existe uma só vez e não se reproduz em condições idênticas, senão, no melhor dos casos, em situações análogas, da mesma forma que na “infinita massa dos seres humanos nunca reaparecerá o mesmo indivíduo”. O político precisa atuar com conhecimento científicos, como estudioso da sociedade.
Teoria Geral do Estado
CONCEITO DE ESTADO - É a organização político-jurídica de uma sociedade para realizar o bem público/comum, com governo próprio e território determinado. ORIGEM DO ESTADO – Sob o aspecto da época do