Clonagem
O que é clonagem?
A clonagem é um método artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos ) no lugar do óvulo e do espermatozoide. Sendo assim um tipo de reprodução assexuada, pois não envolve troca de gametas entre indivíduos. As exceções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares.
A primeira experiência com clonagem de animais ocorreu com uma ovelha Dolly. Após esta experiência, vários animais foram clonados, como por exemplo, bois, cavalos, ratos e porcos. Logo a clonagem é considerada uma forma de obter indivíduos geneticamente iguais ao seu progenitor, tendo assim um código genético igual ao de seu progenitor.
Existem dois tipos de clonagens artificiais (clonagem induzida e terapêutica) e um de clonagem natural:
Clonagem induzida
Em teoria seria impossível fazer células somáticas atuarem como sexuais, pois na primeira quase todos os genes estão desligados. Mas, com a clonagem induzida e sua técnica de produzir organismos completos, a ovelha Dolly foi gerada de células, a partir de células somáticas mamárias retiradas de um animal adulto. A parte nuclear das células, onde encontramos genes, foram armazenadas. Na fase seguinte, os núcleos das células somáticas foram introduzidos dentro dos óvulos de uma outra ovelha, de onde haviam sido retirados os núcleos. Desta forma, formaram-se células artificiais. Através de um choque elétrico, as células foram estimuladas, após um estado em que ficaram "dormindo". Os genes passaram a agir novamente e formaram novos embriões, que ao serem colocados no útero de uma ovelha acabou por gerar a ovelha chamada Dolly.
A ovelha Dolly resistiu muito menos que a estimativa de vida de uma ovelha normal, morrendo alguns anos depois da experiência, além de apresentar características de envelhecimento precoce. Isso aconteceu por conta das células com material genético já envelhecido de uma ovelha adulta que recebeu. Por isso, a