clonage
2013/2014
Índice
Introdução ……………………………………………………………………………….
O que é a clonagem………………………………………………………………….....
Vantagens e Desvantagens……………………………………………………………
Tipos de clonagem:……………………………………………………………………..
Clonagem Natural
Clonagem induzida artificialmente
Clonagem reprodutiva
Clonagem embrionária
Clonagem terapêutica
Seres vivos clonados…………………………………………………………………...
Conclusão………………………………………………………………………………..
Bibliografia ………………………………………………………………………………
Introdução
A palavra clonagem deriva do grego Klon que significa rebento de um vegetal. Esta palavra foi incluída na língua inglesa em 1903, e a partir do século XX graças a diversas descobertas, permitiu-se o avanço para a clonagem de seres mais complexos, como os mamíferos. Sendo assim, define-se clonagem como um processo natural ou artificial em que são produzidas cópias de outro indivíduo, ou seja, formar-se-á um clone (conjunto de células geneticamente idênticas que são todas descendentes de uma célula ancestral).
O que é a Clonagem
A clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. Podemos definir como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos ) no lugar do óvulo e do espermatozóide. É um modo artificial pois, como nós sabemos, na natureza, os seres vivos reproduzem se através de células sexuais e não por células somáticas. As excepções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e outros tipos de seres unicelulares.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens:
• No tratamento de doenças genéticas, cria-se um clone e retira-se as células necessárias para curar a doença;
• No caso de um dos membros de um casal ser estéril pode-se recorrer à clonagem para criar um clone e assim o casal já terá um descendente;
• Recuperação de espécies em extinção.