Clinica do vazio Manuscrito
Teorias e Técnicas em Processos Grupais
MANUSCRITO
Tema: “Clínica do Vazio”
Brasília, 03 de junho de 2015.
RESUMO
Este trabalho procura apresentar a origem e as características da clínica do vazio. O trabalho tem respaldo em pesquisa bibliográfica sobre a teoria da técnica psicanalítica, sendo que as teorias do desenvolvimento foram consultadas a fim de compreender as patologias regressivas. A clínica do vazio, portanto, é fundamentada pelo desarranjo ou desestruturamento do ego como consequência de um intenso desamparo das figuras primárias. Devido a internalização da indiferença ou da ausência de representações afetivas, há formação de vazios.
Palavras-chave: Psicoterapia. Prática clínica. Patologias do vazio. Desamparo psíquico.
ABSTRACT
This work seeks to present the origin and clinical characteristics of the void. Work has support in literature on the theory of psychoanalytic technique, and the theories of development were consulted in order to understand the regressive pathologies. Clinical empty, so it is substantiated by the breakdown or ego desestruturamento as a result of intense helplessness of the primary figures. Due to internalization of indifference or lack of affective representations, there are gaps in training.
Keywords: Psychotherapy. Clinical practice. Pathologies of emptiness. Psychic helplessness.
1. Introdução
“O afeto é uma forma de qualificar, de tornar conscientes os processos pulsionais e, ao mesmo tempo, na medida em que é consequência da empatia dos progenitores, também é uma forma de estabelecer um nexo com a vitalidade dos processos pulsionais destes, mas existem indivíduos nos quais essa conquista psíquica precoce não se desenvolveu ou se arruinou de maneira transitória ou duradoura: nessas situações a subjetividade fica comprometida, ao menos parcialmente, e em seu lugar costumam aparecer alterações somáticas.” (MALDAVSKY et al.,2007, p. 17–18).
Ao longo do processo de