Clima subtropical
Característica:
Encontra-se na regiõa Sul e apresenta chuvas bem distribuídas no decorrer do ano.
Tem estação bem definidas. seu inverno é rigoroso, com grandes quedas de temperatura acompanhadas por geadas, neve nas regiões mais altas.
IMPORTANTE: Abrange o Brasil Meridional, porção localizada ao sul do Trópico de Capricórnio, com predominância da massa tropical atlântica, que provoca chuvas fortes. No inverno, tem freqüência de penetração de frente polar, dando origem às chuvas frontais com precipitações devidas ao encontro da massa quente com a fria, onde ocorre a condensação do vapor de água atmosférico. O índice médio anual de pluviosidade é elevado e as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, fazendo com que não exista a estação da seca.
Deve-se observar que a região centro-sul do Estado do Paraná está dominada por uma serra (Serra Geral) que influencia muito na variabilidade da precipitação dessa região. Essa serra, portanto, influencia estaticamente na explicação da dinâmica de circulação nessa região do Estado associado com outras dinâmicas de circulação como, por exemplo, a entrada de massas polares.
Massa Polar Atlântica
Características: fria e úmida.
Origem: Antártida (polo sul)
Onde atua: no inverno sua ação é intensa. Atua, principalmente, nos estados do sul e Sudeste do Brasil. É responsável pelo frio e baixas temperaturas no inverno nestas regiões. Essa massa de ar pode também, no inverno, atingir o litoral nordestino, baixando as temperaturas e provocando chuvas. Pode atuar também, no inverno, na região da Amazônia. que são
As massas de ar são grandes corpos de ar que se deslocam, influenciando a clima das regiões atingidas por elas. Dependendo de seu local de formação (continental ou marítima) possui características específicas relacionaas à presença de água e temperaturas.
Tipos de massas de ar
De acordo com seu local de origem, podem ser continental (que se forma no continente) ou marítima (que se forma no