Clima Região Sul
A região Sul tem três estados:
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O clima da região é subtropical. Sofre influência de latitudes médias e de dois trópicos, com a estação seca bem definida no inverno e estação chuvosa de verão com chuvas.
A região Sul está situada abaixo do trópico de Capricórnio, em uma zona temperada. É influenciada pelo sistema de circulação do Sul, responsável pelas chuvas, principalmente no verão, e pelo sistema de circulação do Oeste, que a característica acarreta chuvas e as raramente geadas, por vezes granizo, com ventos de rajadas de 60 a 90 km/h.
Quanto ao regime térmico, o inverno é frio e o verão é quente. A temperatura média anual situa-se entre 14º e 22º C,sendo que nos locais com altitudes acima de 1.100 m,cai para aproximadamente 10ºC.
No verão, principalmente em janeiro, nos vales dos rios Paranapanema, Paraná, Ibicuí-Jacuí, a temperatura média é superior 24ºC, e do rio Uruguai ultrapassa a 26ºC. As temperaturas máximas mantém-se em torno de 24º a 27º C nas superfícies mais elevadas do planalto e, nas áreas mais baixas,entre 30º e 32ºC.
VEGETAÇÃO
Quando muitos geógrafos brasileiros se referem à Região Sul do Brasil, é comum se lembrar da Mata de Araucáriasou Floresta dos Pinhais e do grande pampa gaúcho, formações vegetais típicas da região, embora não sejam as únicas.
A Mata de Araucárias, bastante devastada e da qual só restam alguns trechos, aparece nas partes mais elevadas dos planaltos do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, na forma de manchas entre outras formações vegetais.O pinheiro-do-paraná adapta-se mais facilmente às baixas temperaturas, comuns nas partes mais altas do relevo, e ao solo de rocha mista, arenito e basalto, que se concentra no Planalto Arenito-basáltico, no interior da região.
Desta mata são extraídos principalmente o pinheiro-do-paraná e a imbuia, utilizados em marcenaria, e a erva-mate, cujas folhas são empregadas no preparo do chimarrão.
Além