Clima de Portugal continental e insular
CONTINENTAL E
INSULAR
Diogo Fonseca 1ºTT
INDICE
•Caracteristicas do clima Continental e Insular;
•Distribuição espacial da temperatura e da precipitação;
•Variação interanual e intra-anual da precipitação;
•Conclusão.
CARACTERISTICAS DO CLIMA
CONTINENTAL E INSULAR
Portugal tem características climáticas das regiões de clima temperado mediterrânico, que são ligeiramente alteradas pela influência de alguns factores.
Em Portugal, a influência da latitude, do oceano Atlântico, da massa continental da Península Ibérica e da altitude faz com que exista alguma diversidade climática:
No norte atlântico, predomina o clima temperado mediterrânico de influência atlântica, com maior quantidade de precipitação e menor duração da estação seca. No norte transmontano, predomina o clima temperado mediterrânico de influência continental, com menor quantidade de precipitação e maior amplitude térmica anual. No sul de Portugal Continental, as características do clima temperado mediterrânico são mais acentuadas (Verões quentes e secos; Invernos frescos e húmidos). Nas áreas de montanha mais elevadas, como a serra da estrela, a altitude faz com que se registem temperaturas mais baixas e precipitações mais abundantes, por vezes, com queda de neva, no Inverno.
O arquipélago da Madeira possui um clima essencialmente temperado mediterrâneo, embora com influência oceânica (vertente sul da Ilha da Madeira e Ilha de Porto Santo). Contudo a vertente norte da Ilha, o clima é mais húmido e fresco, aproximando-se do das Ilhas Açorianas.
DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA
TEMPERATURA E DA
PRECIPITAÇÃO
Observa-se claramente um contraste Norte/Sul e Oeste/Este, ou seja, a região mais chuvosa localiza-se no Norte Litoral. O contraste
Norte/sul é ainda reforçado pelo relevo e pela sua disposição. Os cumes das principais montanhas a Norte do Tejo constituem-se como as regiões mais chuvosas. No entanto, há elevações a Sul que registam também precipitações elevadas, como por exemplo, a