O clima
O clima
O conhecimento do clima de uma região é essencial para o planeamento e gestão das atividades socioeconómicas, e também essencial para apaziguar as consequências dos riscos climáticos.
“A palavra clima provém do vocábulo grego que designava uma zona da Terra limitada por duas latitudes e era associada à inclinação dos raios solares e, por extensão, às características meteorológicas predominantes.
Frequentemente ocorre confusão conceptual entre clima e tempo, duas grandezas que se distinguem, designadamente, pelo espaço temporal de referência. Numa simplificação de abordagem poderá dizer-se que o estado de tempo refere-se ao conjunto das condições meteorológicas num dado local, designadamente a temperatura e a humidade do ar, a precipitação, a nebulosidade, o vento e à sua evolução no a dia a dia. Por seu lado o Clima poderá traduzir-se pelo conjunto de todos os estados que a atmosfera pode ter num determinado local, durante um tempo longo, mas definido. Este intervalo de tempo durante o qual podemos dizer que existe um determinado tipo de clima é escolhido como “suficientemente longo”, em geral 30 anos.”
In: Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Elementos do clima
Os elementos do clima são: temperatura do ar, humidade, precipitação, pressão atmosférica, o vento e a neblusidade. A temperatura é o grau de aquecimento de um corpo (no caso do clima, do ar atmosférico). Mede-se através de um termómetro e expressa-se em graus celsius (ºC). A temperatura durante o dia é um indicador climático que se obtem através da soma dos valores das temperaturas registadas ao longo do dia, divindindo pelo número de registos. A temperatura média anual é também um indicador climático que se obtem somando os valores das temperaturas médias mensais registadas ao longo do ano, dividindo pelo número de meses. Finalmente, outro indicador climático é a amplitude térmica que se obtem subtraindo os valores da temperatura minima à temperatura máxima.