Cliente-Servidor
Vários aspectos sobre uma definição da arquitetura Cliente/Servidor podem ser descritos.
• O termo Cliente/Servidor refere-se ao método de distribuição de aplicações computacionais através de muitas plataformas. Tipicamente essas aplicações estão divididas entre um provedor de acesso e uma central de dados e numerosos clientes contendo uma interface gráfica para usuários para acessar e manipular dados.
• Cliente/Servidor geralmente refere-se a um modelo onde dois ou mais computadores interagem de modo que um oferece os serviços aos outros. Este modelo permite aos usuários acessarem informações e serviços de qualquer lugar.
• Cliente/Servidor é uma arquitetura computacional que envolve requisições de serviços de clientes para servidores. Uma rede Cliente/Servidor é uma extensão lógica da programação modular.
Portanto, uma definição para a arquitetura Cliente/Servidor seria a existência de uma plataforma base para que as aplicações, onde um ou mais Clientes e um ou mais Servidores, juntamente com o Sistema Operacional e o Sistema Operacional de Rede, executem um processamento distribuído.
Um sistema Cliente/Servidor poderia ser, então, entendido como a interação entre Software e Hardware em diferentes níveis, implicando na composição de diferentes computadores e aplicações. Para melhor se entender o paradigma Cliente/Servidor é necessário observar que o conceito chave está na ligação lógica e não física. O Cliente e o Servidor podem coexistir ou não