Claus Offe e Milton Friedman
Estado
Offe analisa o estado a partir de uma perspectiva de classe, e como uma esfera da sociedade que concentra e manifesta as relações de classe, onde conflitos ocorrem já que no interior do estado estão presentes interesses referentes a acumulação do capital e as reinvindicações dos trabalhadores.
Para o Offe o Estado atua como árbitro no sentido de manter as relações capitalistas de produção a não apenas a serviço do capital, porém não nega a dominação do capital.
“ Para a temática aqui abordada, Offe traz interessante contribuição ao analisar as origens das políticas sociais traçadas pelo Estado Capitalista contemporâneo para a sociedade de classes. Para o autor, o Estado atua como regulador das relações sociais a serviço da manutenção das relações capitalista em seu conjunto, e não especificamente a serviço dos interesses do capital – a despeito de reconhecer a dominação deste nas relações de classe.”
Política Social
A Política Social é vista como reguladora a serviço da manutenção das relações capitalistas de produção em seu conjunto. A política educacional como formadora de mão de obra e controladora de amplas parcelas da população não inseridas no processo produtivo. Ex Bolsa Família
“ Em momentos de profunda assimetria nas relações entre os proprietários de capital e proprietários da força de trabalho, o Estado atua como regulador a serviço da manutenção das relações capitalistas em seu conjunto. E esta função reguladora através da política social é claramente colocada por Offe: “(...) a política social é a forma pela qual o Estado tenta resolver o problema da transformação duradoura de trabalho não assalariado em trabalho assalariado” (Lenhardt & Offe, 1984, p. 15). O Estado capitalista moderno cuidaria não só de qualificar permanentemente a mão-de-obra para o mercado, como também, através de tal política e programas sociais, procuraria manter sob controle parcelas da