Classificação Geral do Vidro
Os vidros podem ser classificados quanto ao tipo, quanto a forma, quanto a transparência, quanto ao acabamento da superfície e quanto as cores. O tipo é subclassificado quanto aos componentes, quantidade de chapas que o formam e forma.
TIPO
Vidro Recozido: após sua saída do forno e o refriamento gradual, não recebe nenhum tipo de tratamento, seja térmico ou químico.
Vidro Comum ou Float: é um vidro plano e transparente, com espessura uniforme e massa homogênea. É a matéria prima para todos os processos dos demais vidros planos ou curvos. Quando quebrado, por não ter nenhum tratamento, se torna muito cortante , e por isso, perigoso. Mas é muito requisitado por ser de baixo custo.
(Fonte: http://temperglasscuritiba.com.br/product/box-float/)
Vidro Cristal: é de alta qualidade, transparência e densidade obtido através da adição à massa vítrea (durante a fabricação) de variados sais metálicos e em especial, neste caso, o óxido de chumbo. Por ser um vidro muito bom e por isso caro, na construção cívil costuma ser utilizado de maneira decorativa em mosaicos e pastilhas, por exempleo, em banheiros.
(Fonte: http://rj.olx.com.br/rio-de-janeiro-e-regiao/jardinagem-e-construcao/pastilha-de-vidro-cristal-r-12-90-86113083)
Vidro de Segurança
Temperado: quando é submetido a um tratamento térmico (aquecido e resfriado rapidamente), que serve para que sejam introduzidas tensões adequadas, que faz com que, ao partir-se, se quebre em pequenos pedaços, menos cortantes que os do vidro recozido. Produzido a partir de um vidro recozido. Após receber esse choque térmico, o vidro se torna cinco vezes mais resistente que o comum. Depois de temperado, o vidro não pode ser cortado Visivelmente é semelhante ao vidro comum, suas diferenças aparecem quando o vidro quebra.
(Fonte: http://temperglasscuritiba.com.br/wp-content/uploads/2013/09/vidro-float-verde.jpg)
A diferença entre comum e temperado.
(Fonte: