Classificação fisiológica dos agentes químicos
Este trabalho, tem como objetivo dissertar a respeito da Classificação Física dos Agentes químicos.
A Higiene Ocupacional é fator primordial nas empresas, industrias, entre outros de grande porte. Sendo responsável em classificar os graus de riscos de cada agente químico.
Os Agentes Químicos , na forma de vapores, poeiras, fibras, entre outros, são poluentes tóxicos que se mantém em suspensão no ar.
Devido a essa poluição que contamina ambientes inteiros de trabalho provocando à principio desconforto e diminuição da produtividade e eficiência dos trabalhadores.
Alterações na saúde de trabalhadores expostos a esses agentes é comum, podendo em circunstâncias mais graves, levá-los a incapacitação ou mesmo á morte.
Classificação Física dos Agentes Químicos
Riscos Ambientais: Agentes existentes no local de trabalho que, em função de sua natureza, concentração, ou tempo de exposição, são capazes de causar dano à saúde do trabalhador.
Para a elaboração do Programa de Proteção Respiratória - PPR deve ser considerado somente a análise dos agentes de riscos químicos e biológicos, considerando as substâncias, compostos ou produtos químicos.
AGENTES QUÍMICOS
São substâncias ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, ou pela natureza da atividade de exposição possam ter contato através da pele ou serem absorvidos pelo organismo por ingestão; Poeiras, Fumos, Névoas, Neblina, Gases e Vapores.
São os agentes ambientais causadores em potencial de doenças profissionais devido à sua ação química sobre o organismo dos trabalhadores. Podem ser encontrados tanto na forma sólida, como líquida ou gasosa. Além do grande número de materiais e substâncias tradicionalmente utilizadas ou manufaturadas no meio industrial, uma variedade enorme de novos agentes químicos em potencial vão sendo encontrados, devido à quantidade sempre crescente de novos processos e compostos desenvolvidos.
Eles podem ser classificados de