Classificação dos Seres Vivos
Os elementos químicos mais abundantes da matéria viva são: Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio; na matéria bruta: Oxigênio, Silício e Alumínio.
Moléculas orgânicas apresentam alto peso molecular em comparação às inorgânicas.
Existem também moléculas orgânicas nos seres vivos.
Substâncias que constituem o corpo de um ser vivo, aproximadamente: 80% de água. 1% de sais minerais. 14% de proteínas. 3% de lipídios. 1% de carboidratos e 1% de aminoácidos.
2- Organização Celular
Os seres vivos apresentam como unidade estrutural e funcional a célula, exceto os vírus que são acelulares.
Os seres constituídos por uma só célular são os unicelulares e os formados pro várias células, pluricelulares.
3- Metabolismo
É o conjunto das reações químicas de uma célula ou de um organismo. Essa reações permitem a transofrmação e utilização da matéria e da energia.
Processos básicos do metabolismo:
Anabolismo -> conjunto de reações de síntese de uma célula ou de um organismo. Ocorre produção de moléculas e armazena energia.
Catabolismo -> conjunto de reações de análise (quebra) de molécular de uma cdélula ou organismo. Ocorre destruição de moléculas com lberação de energia.
4- Reprodução
É a capacidade de gerar novos seres da mesma espécie. A reprodução garante a perpetuação da espécie, sendo indispensável para a mesma (espécie), mas não para o indivíduo.
5- Crescimento
Processo que permiteo o aumento do tamanho físico do organismo.
O crescimento nos seres vivos pode ocorrer pelo aumento do volume em unicelulares ou pelo aumento de volume e também do número de células dos pluricelulares.
A matéria bruta também pode crescer, como acontece com os cristais. Esse crescimento ocorre de fora para dentro (superposição), por deposição de matéria em sua superfície. Não há metabolismo.
A matéria vive cresce como consequência de sua atividade metabpolica que resulta da incorporação de material ao seu corpo. Logo, crescen de dentro para fora