Classificação dos Protozoários
Os protozoários são classificados de acordo com sua forma de locomoção. Podem ser ciliados, flagelados, sarcodinos ou esporozoários. Doenças Causadas por Protozoários:
Malária: É causada por um esporozoário, o Plasmodium sp., e é trasmitida pelo mosquito do gênero Anopheles. A malária causa febre alta, náuseas, dores de cabeça, fraqueza, etc. Normalmente as crises de febres altas ocorrem de 48 em 48 horas, devido ao ciclo de destruição das hemácias provocado pelo plasmódio. A profilaxia da malária é bem simples: combate ao mosquito, semelhante ao que é feito contra a dengue.
Giardíase: É causada pelo flagelado Giardia sp. e transmitida pela água e alimentos contaminados com fezes. As giárdias produzem substâncias que atacam o intestino e causam diarréia, febre, náuseas e vômito. O tratamento é feito com substâncias que matam o protozoário e reidratação devido a perda de líquidos, semelhante à profilaxia e ao tratamento da "cólera".
Doença de Chagas: É causada pelo flagelado Trypanosoma cruzi, e é transmitida pelo inseto chamado popularmente de "Barbeiro" (Triatoma infestans). O inseto recebe esse nome por quase sempre picar o rosto da pessoa, a parte mais comumente descoberta na hora de dormir. O inseto, ao picar o rosto humano, além de sugar o sangue, defeca no rosto da pessoa, liberando o parasita junto às fezes. Sem perceber, a pessoa coça a ferida e leva os parasitas para dentro da circulação sangüínea. O protozoário se desenvolve e afeta o organismo, provocando inicialmente apenas febre e poucos sintomas visíveis. Mas conforme evolui, afeta irreverssivelmente o coração, sendo por isso, uma doença incurável no momento. A profilaxia se dá pelo combate ao barbeiro, bem semelhante ao combate ao mosquito.
Importância Ecológica das Algas:
Os protistas se dividem em protozoários e as algas microscópicas. As algas apresentam uma classificação bem mais diversa que os protozoários,