INTRODU O AOS PROTOZO RIOS
Protozoário é a denominação comum para os eucariotos unicelulares, heterotróficos, desprovidos de pigmentos e de paredes celulares. Alguns textos didáticos e acadêmicos os chamam de animais unicelulares. Do ponto de vista dos diversos sistemas de classificação biológica atuais, os protozoários são os organismos eucariotos unicelulares, coloniais ou multicelulares simples, heterotróficos ou autotróficos, que estão reunidos no reino Protista, no reino Protozoa ou no reino Protoctista, dependendo do esquema de classificação. Desta forma, Incluem-se entre os protozoários, os euglenóides e dinoflagelados cujas espécies fotossintéticas são denominadas algas unicelulares ou microalgas. Há, também, espécies de protozoários de protozoários que secretam carapaças calcárias ou silicosas que envolvem a célula (dinoflagelados e amebas tecadas). A classificação dos diversos grupos de protozoários varia conforme o sistema de classificação adotado.
Os protozoários exibem extrema diversidade biológica em termos de morfologia, modos de nutrição, estilo de vida, modos de reprodução e de locomoção. A maioria das espécies conhecidas ocorre como células autônomas isoladas, mas várias espécies ocorrem como agregados de células compondo colônias que variam em complexidade e que podem exibir níveis primordiais de diferenciação celular e divisão de trabalho. Muitas dessas espécies podem constituir formas multicelulares simples.
Há mais de 200 mil espécies catalogadas, das quais 30 mil são espécies fósseis. O registro fóssil na forma de conchas em rochas sedimentares revela que os protozoários já estavam presentes na Era Pré-Cambriana há, aproximadamente, 570 milhões de anos. A grande maioria das espécies atuais constitui-se de organismos de vida livre com importantes funções ecológicas, mas são conhecidas aproximadamente 10 mil espécies que são parasitas de algas, plantas e animais. Destas, cerca de vinte espécies são patógenos humanos importantes.
As células