Classificação dos custos
Todo custo que pode ser associado a produtos ou serviços de uma forma quantificável. Nesse casso, o custo para se produzir um produto ou realizar um serviço poderá ser estabelecido por uma medida de consumo.
É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de bem ouórgão ou objeto a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligadodiretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ouidentificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado. Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. São os materiaisdiretos usados na fabricação do produto e a mão-de-obra direta. Os custos diretos têm apropriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados. Porexemplo: a madeira para fabricar móveis, os salários de todos os operários quetrabalham diretamente no produto.
Custo indireto
Todo custo que não oferece uma condição de medida objetiva. As tentativas de associá-los aos produtos ou serviços devem ser feitas por estimativas ou arbitrariamente.
Os custos indiretos, se analisados individualmente, revelam a dificuldadedeidentificação direta com o produto, em termos de mensuração efetiva. Entre esses,podem ser citados: depreciação, seguros, impostos e taxas fixas, aluguel de prédio, jurose despesas de financiamento, combustíveis e lubrificantes, materiais de manutenção, etc.
Observa-se que os custos diretos são atribuídos diretamente aos produtos, e os custosindiretos devem antes ser alocados setorialmente, para, só então, posteriormente, seremtransferidos aos produtos.
Tal processo de transferência sucessiva dos custos indiretamente, primeiro sobre ossetores da empresa e, após, sobre os produtos, denomina-se de RATEIO de custosindiretos.
Para a correta setorização