Classificação dos computadores
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
➢ Classificação por utilidade ou Capacidade de Processamento ➢ Classificação pelo porte
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
No início da era da informática, por volta da 2º Guerra Mundial, a classificação dos computadores não era algo tão evidente como é hoje. Nesta época em que válvulas eram as responsáveis pelo processamento, havia pouca variedade de máquinas.
Entretanto, esta realidade começou a mudar com o surgimento dos minicomputadores, posteriormente com os microcomputadores e mais actualmente com a infinidade de dispositivos móveis cada vez menores.
Actualmente a variedade de máquinas é tão grande que fica difícil eleger critérios para classificá-las. Contudo, algumas características como a utilidade e o porte nos dão condições de classificar os principais computadores existentes no mercado.
DESENVOLVIMENTO
Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.
Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, actualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos,