Classificação dos aços estruturais
No Brasil, a norma ainda segue algumas diretrizes da ASTM (Sociedade Americana de Testes de Materiais), sendo que alguns fabricantes apresentam produtos com especificações ASTM.
O processo de elaboração de normas técnicas relacionadas ao aço, foi criado no Brasil em 1996, gerando o ABNT/CB-28, que é o comitê encarregado. O setor siderúrgico, através do IBS - Instituto Brasileiro de Siderurgia dá suporte para o funcionamento do CB-28. O Comitê conta com o apoio e participação de entidades e empresas da cadeia produtiva nas Comissões de Estudo, que produzem os textos das normas técnicas.
O CB 28 concentra-se somente em editar normas que efetivamente atendam às necessidades e demandas do mercado, mantendo-as constantemente atualizadas com as tecnologias, processos e ensaios praticados no País. Isto de certa forma justifica o uso de normas estrangeiras quando da introdução de novos produtos no mercado, caso não haja uma norma brasileira disponível.
Principais especificações NBR de aços estruturais para aplicação na construção civil; * NBR 05000 – Chapas grossas de aço de baixa liga e alta resistência mecânica. * NBR 05004 – Chapas finas de aço de baixa liga e alta resistência mecânica. * NBR 05008 – Chapas grossas de aço de baixa liga e alta resistência mecânica, resistentes à corrosão atmosférica, para usos estruturais. * NBR 5920/5921 – Chapas finas a frio/quente de aço de baixa liga, alta resistência mecânica e resistência à corrosão atmosférica, para usos estruturais. * NBR 06648 – Chapas grossas de Aço Carbono para uso estrutural. * NBR 06649 – Chapas finas, a frio, de Aço Carbono para uso estrutural. * NBR 06650 – Chapas finas, a quente, de Aço Carbono para uso estrutural. * NBR 06657 – Perfil de estruturas soldadas de aço. * NBR 07007 – Aços para perfis laminados para uso estrutural. * NBR 6008/6009 – Perfis I e H de abas paralelas, de aço, laminados a quente. * NBR 09763 –