Classificação de materiais
. Codificação alfabética Este processo representa os materiais por meio de letras, foi muito utilizado na codificação de livros ( Método Dewey), com a implementação da imprensa no mundo, o sistema agregou números a sua codificação, conseguindo com isto codificar a grande variedade de edições em suas categorias e classificações de assuntos, autores e áreas especificas.
Codificação alfa-numérica
Este processo agrupa números e letras, atualmente é um sistema muito utilizado na classificação de peças automotivas e na codificação de placas de automóveis. [pic] As quantidades de letras utilizadas e números, são definidos pelo órgão ou empresa a qual adotou o sistema, não havendo uma regra específica. Desta forma o sistema pode se adaptar a cada necessidade.
Codificação numérica ou sistema Numérico ou Decimal
A atribuição consiste na adoção de algarismos arábicos. sendo o método mais utilizado, pela facilidade de ordenação seqüencial de diversos itens e na adoção da informatização. A codificação segue normalmente ao adotado pelo Federal Supply Classification System, o qual foi elaborado para o controle de materiais no após segunda guerra mundial. A classificação e codificação dos materiais, segue ao FSC, porém com modificações provenientes de adequação necessária ao uso pela empresa pretendente. Os códigos seguem então a uma regra, sendo: [pic] Código de barras
A EAN Brasil– Associação Brasileira de Automação