CLASSIFICAÇÃO DE FOGO E EXTINTORES
Por Helen Cristina da Silva Oliveira
Os principais tipos de extintores:
EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO SECO: O agente extintor pode ser o bicarbonato de sódio ou de que recebem um tratamento para torná-los em absorvente de umidade. O agente propulsor pode ser o gás carbônico ou nitrogênio. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do oxigênio, posteriormente são acrescidos à nuvem, gás carbônico e o vapor de água devido a queima do pó.
EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2) : O gás carbônico é material não condutor de energia elétrica. O mesmo atua sobre o fogo onde este elemento (eletricidade) esta presente. Ao ser acionado o extintor, o gás é liberado formando uma nuvem que abafa e resfria. É empregado para extinguir pequenos focos de fogo em líquidos inflamáveis e em pequenos equipamentos energizados.
EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADA - PRESSÃO PERMANENTE: Não e provido de cilindro de gás propelente, visto que a água permanece sob pressão dentro do aparelho. Para funcionar, necessita apenas da abertura do registro de passagem do líquido extintor.
EXTINTOR DE ÁGUA – PRESSÃO INJETADA: Fixado na parte externa do aparelho está um pequeno cilindro contendo o gás propelente, cuja a válvula deve ser aberta no ato da utilização do extintor, a fim de pressurizar o ambiente interno do cilindro permitindo o seu funcionamento. O elemento extintor é a água, que atua através do resfriamento da área do material em combustão. O agente propulsor é o gás carbônico (CO2).
Classes de fogos:
A - Fogos de Sólidos (também chamados fogos secos): Materiais sólidos fibrosos, tais como: madeira, papel, tecido, etc. que se caracterizam por deixar, após a queima, resíduos como carvão e cinza. Essa classe de incêndios deve ser combatida com extintores de H2O ou de Espuma.
B - Fogos de Líquidos (também chamados fogos gordos): Líquidos e gases inflamáveis, ou em sólidos