CLASSIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES COM RELAÇÃO A QUANTIDADE DE SOLUTO DISSOLVIDO
1. INTRODUÇÃO
Uma solução é uma dispersão homogênea de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas. As soluções são formadas por um solvente geralmente o componente em maior quantidade e um ou mais solutos. De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, as soluções podem ser classificadas como insaturadas, saturadas ou supersaturadas.
A solução saturada é a solução que contêm a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente, considerando-se constante a temperatura e a pressão.
A solução insaturada é a solução qual a quantidade de soluto dissolvida é menor que a quantidade máxima que o solvente consegue dissolver, considerando-se constante a temperatura e a pressão.
A solução supersaturada é a solução que contém uma quantidade de soluto superior a solubilidade a uma dada temperatura. Uma solução supersaturada pode ser obtida por aquecimento de uma solução saturada com corpo de fundo, seguido por resfriamento lento para evitar a precipitação do excesso de soluto.
2. OBJETIVO
Classificar as soluções com relação à quantidade de soluto dissolvido.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais:
Pipeta graduada de 1 mL;
Balança analítica;
Balões volumétrico 100 mL, 250 mL, 500 mL, 1 L;
Béquer 250 mL;
Bastão de vidro.
3.2 Reagentes:
Permanganato de potássio P.A;
Sulfato de cobre pentaidratado;
Água deionizada.
3.3 Métodos:
Grupo 1 e 2
Para preparar as solução de KMnO4, pesamos na balança analítica 0,0016 g obtidas a partir do calculo.
Após pesado, dissolvemos a solução em um béquer de 250 mL com o auxílio de um bastão de vidro (0,016 g diluída em 100 mL de H2O).
Depois de dissolvida transferimos a solução para um balão volumétrico de 100 mL.
Em seguida pipetamos 1 mL da solução (100 mL) com