Classificação das ligas de cobre características e aplicações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11 INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre a análise de cobre e suas ligas, assim caracterizadas pela sua composição química.
As propriedades características do cobre e de suas ligas, tais como sua excelente resistência à corrosão, propriedades mecânicas, ductilidade e alta condutividade elétrica são as razões para o vasto campo de aplicações deste grupo de material não ferroso.
Através da adição de um ou mais elementos de liga, as propriedades de uma liga de cobre podem ser consideravelmente modificadas e ajustadas para uma aplicação específica.
DESENVOLVIMENTO
Acredita-se que o cobre foi o primeiro metal a ser usado pelo homem, usado inicialmente como substituto da pedra como ferramenta de trabalho, armas e objetos de decoração. O cobre pela sua resistividade tornou-se uma descoberta fundamental na historia.
Pelo fato de se ter encontrado objetos de cobre tão antigos em diversos lugares do mundo é a prova das propriedades únicas do metal: durabilidade, resistência à corrosão, maleabilidade, ductilidade e fácil manejo.
O cobre nativo acha-se difundido na natureza sob a forma de filões, mas, usualmente, em quantidades pequenas. É encontrado, comumente, nas zonas oxidadas dos depósitos de cobre, associado à cuprita Cu2O, à malaquita Cu2CO3 (OH) 2, à azurita Cu3(CO3)2(OH)2 e calcosita (mistura de cobre e enxofre). Também pode ser encontrada na calcopirita (Cu Fe S2), sulfeto duplo de ferro e cobre. Tanto a calcopirita e a calcosita são denominadas de minérios sulfetados, pois possuem enxofre em sua composição. Como são sulfetados, eles não se molham na agua com produtos químicos.
Etapas de