Classificação das Cidades
Atualmente, é comum uma cidade se destacar pela sua principal atividade comercial. Seja de forma planejada ou espontânea, as cidades não são todas iguais, pois existem várias funções diferentes para cidades. Muitas vezes, o setor internacional é tão focado que não se percebe que temos essa diversidade de funções de cidades no nosso próprio país, podendo citar como exemplo, para cada tipo de cidade: Ribeirão Preto, como cidade comercial; Rio de Janeiro, como cidade espontânea; São José dos Campos, como cidade industrial; Salvador, como cidade planejada; Brasília, como cidade político-administrativa; Porto Alegre, como cidade portuária; São Carlos, como cidade tecnológica e Natal, como cidade turística.
PALAVRAS - CHAVE: Cidades. Economia. Planejamento. Espontânea. Tecnologia. Indústria. Comércio. Turismo. Político-administrativa. Porto. Nacional.
ABSTRACT
*TEXTO*
KEYWORDS: City. Economy. Projection. Spontaneous. Technology. Industry. Commerce. Tourism. Port. National.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Nas primeiras civilizações, as cidades surgiam ao redor de rios, por conta do acesso a água e alimentos. Essas cidades cresceram de forma espontânea, sem planejamento. Na maioria das cidades que se originaram a partir de igrejas, ocorreu o mesmo. Com o passar do tempo, começou a ocorrer um crescimento desenfreado das cidades e de suas populações. Essa situação era confusa e revelava os aspectos negativos do desenvolvimento e da urbanização, então algumas cidades passaram a ser planejadas.
Com o início das expedições marítimas, houve o aparecimento de portos. Muitas das cidades em que se localizavam esses portos passaram a ter sua base econômica no transporte de mercadoria. Mercadorias geram comércio, então logo as cidades que se destacaram com suas atividades comerciais passaram a concentrar sua economia nisso. No entanto, para haver mercadorias, tende haver indústrias. As indústrias normalmente se aglomeram em uma região, se tornando