Classifica o de contas ATPS
O termo conta pode sugerir diversos significados, geralmente este termo significa os valores que temos que pagar para terceiros, como conta de água ou ainda pode representar a conta bancaria, ou melhor, dizendo conta é o nome técnico dado aos elementos patrimoniais (bens, direitos, obrigações, patrimônio liquido) e aos elementos de resultado (despesa e receita). Portanto cada item do patrimônio ou de resultado não deve mais ser chamado de elemento e sim de conta, ou seja, cada elemento tratado pela contabilidade se constitui em uma conta.
No dicionário de termos contábeis diz que classificação de contas: É um agrupamento de contas de acordo com sua natureza, serve para registros das operações da empresa, podem ser contas patrimoniais ou de resultado, sendo assim todo acontecimento eu ocorre na entidade são registradas em contas especificas, sendo elas:
No ativo: circulante, não circulante, realizável a logo prazo, permanente etc.
Ativo circulante: ativo circulante é o grupo de contas composto por bens e direito que se caracterizam por uma movimentação rápida, pois configuram entradas ou saídas de valores no período compreendido entre a transação e o término do exercício social, ou seja, até o fim do ano seguinte. Também possui como característica um elevado grau de liquidez, ou seja, são contas que já representam dinheiro ou que se transformarão em dinheiro mais rapidamente.
Ativo não circulante: O ativo não circulante é o grupo de contas composto por aquelas que representam bens e direitos que, por sua vez, possuem uma movimentação lenta ou ainda não serão movimentados.
No passivo: fornecedores, passivo circulante, passivo não circulante, duplicatas a pagar etc.
Passivo: Este grupo de contas representa todas as obrigações da empresa para terceiros e as atividades da organização para com os sócios expressas em moeda corrente.
Passivo circulante: Representa o grupo de contas do passivo exigível que contém as contas que demonstram as