Classicos da Sociologia
Karl Max (1918-1983) Alemão; Capitalismo Industrial: século 19, nesta época as cidades em geral se reuniram em torno de uma fábrica e uma mina. Ele trouxe a economia.
A relação central do capitalismo era o trabalhador vende sua força de trabalho e a empresa compra sua capacidade de trabalhar, é a venda da força de trabalho que move a força social. O trabalho tem que ser empregado em coisas.
A dinâmica da sociedade era um conjunto de classe burguesa, os capitalistas.
Meios de produção são métodos de trabalho, as máquinas que o trabalhador não tem.
Não se falavam em produção e sim no modo de produção, na organização, que tipo de relações sociais estão envolvidos nisso.
Alienação do trabalho humano é o processo de produção de mais valia, através de um contrato.
Expropriação do trabalho humano, se chama, mais valia. O funcionário trabalha 4 hrs p/ dia pra pagar seu salário, as outras 4hrs são da empresa.
O capitalismo produz uma nova configuração social, uma nova classe que pode organizar seus interesses, então significa que em algum momento essa nova classe vai gerar outra sociedade.
Marxismo dizem lugar pela mudança da sociedade em que homens não explorem outros homens.
A educação tem um papel decisivo, visão critica sobre os limites da educação.
Marx ficaria espantado como tudo aquilo que ele analisou está acontecendo, a mercadoria virou uma ramificação, venda de pessoas nas ruas como as revistas de mulheres nuas. A mais valia se realiza de forma brutal, as experiências socialistas falharam.
Conte, filosofo Frances, foi o primeiro a usar o termo Sociologia.
Durkheim (1858-1917) francês; o criador da sociologia. Impondo analises da sociedade.
Sociologia é a ciências dos fatos sociais, é tudo aquilo que provia do modo que os homens estão relacionados na sociedade e se impõe a eles, ação que eles tem que realizar.
Fatos sociais é a forma de agir, pensa e sentir, é algo exterior e exerce uma