Classes Sociais
A sociedade é divida em setores que, do ponto de vista econômico, são separados segundo a renda recebida. Essas camadas são chamadas de classes sociais. Embora sociológica “classe social” é uma expressão forte na economia.
Nesse caso, classe social está aplicada a um conceito econômico, em que se subdivide a sociedade de acordo com a renda. Os parlamentares, juízes, fazendeiros, banqueiros, industriais e empresários pertencerão à classe A, uma vez que possuem grande poder aquisitivo. É a forma que o liberalismo divide as classes da sociedade.
Ainda no conceito sociológico, a classe social é aplicada também ao ocupacional. Os seres humanos podem ser divididos em classes também. Algumas expressões são comuns, como a “classe trabalhadora”, que Karl Marx chama de proletariado – as pessoas que vivem da venda de sua força de trabalho. Cada indivíduo tem sua função e são separados: o grupo de atletas, os artistas, pedreiros, professores, desempregados e etc. Também depende de seu status social, que é outra forma de classificação.
Estratificação Social
Na estratificação, há a diferenciação dos indivíduos em classes e posições, a qual é chamada de status social, estratos ou camadas. O fato é que todos esses elementos estão baseados nas desigualdades econômicas, da existência de uma classe dominante e outra dominada. Para clarear a mente desses conceitos complexos, basta pensar na sociedade dividida em ricos, classe média e pobres.
Alta
Indivíduos com alto poder aquisitivo. É composta por pessoas que não tem nenhuma dificuldade para suprir as suas necessidades. Podem ser enquadrados nesta classe os autônomos de renda alta, empresários e industriais, descendentes de famílias tradicionais e ricas.
Média
Ao longo dos anos, aprendemos a tratar a classe média como detentora de um poder aquisitivo e um padrão de vida e consumo razoáveis. Assim, podemos concluir que a classe média, tanto consegue se manter suprindo as suas necessidades básicas de