Classes de Risco 4-5-6
4-5-6
TREINAMENTO
CLASSE 4
Subclasse 4.1 - Sólidos
Inflamáveis
Os produtos desta subclasse podem se inflamar quando expostos a chamas, calor, choque e atritos.
Todos os cuidados relativos aos líquidos inflamáveis se aplicam para os sólidos inflamáveis. Como exemplos destes produtos pode se citar o nitrato de uréia e o enxofre.
Subclasse 4.2 - Substâncias
Sujeitas a Combustão
Substâncias sujeitas à combustão espontânea: substâncias sujeitas a aquecimento espontâneo em condições normais de transporte, ou a aquecimento em contato com o ar, podendo inflamar-se.
Um exemplo de substância desta subclasse é o carvão que pode inflamar espontaneamente quando exposto ao oxigênio que o faz reagir e aquecer, desde que não haja ventilação para o resfriamento Subclasse 4.3 – Substâncias que, em contato com água, emitem gases inflamáveis As substâncias pertencentes a esta classe por interação com a água podem tornar-se espontaneamente inflamáveis ou produzir gases inflamáveis em quantidades perigosas.
O sódio metálico, por exemplo, reage de maneira vigorosa quando em contato como a água, liberando o gás hidrogênio que é altamente inflamável.
Outro exemplo é o carbureto de cálcio, que por interação com a água libera acetileno.
CLASSE 5
Subclasse 5.1 - Substâncias
Oxidantes
Substâncias que, embora não sendo necessariamente combustíveis, podem, em geral por liberação de oxigênio, causar a combustão de outros materiais ou contribuir para isso.
Um exemplo de produto desta subclasse é peróxido de hidrogênio (água oxigenada).
Subclasse 5.2 - Peróxidos
Orgânicos
Os peróxidos orgânicos são agentes de alto poder oxidante, sendo a maioria irritante para os olhos, pele, mucosas e garganta.
Assim como os oxidantes, os peróxidos orgânicos são termicamente instáveis e podem sofrer decomposição exotérmica e autoacelerável, criando o risco de explosão. Esses produtos são também sensíveis a choque e