Classes anfibios
São classificados artificialmente como:
Sapos: São animais de hábitos terrestres que capturam o alimento com a língua. Ele fecha os olhos para engolir o alimento. Uma necessidade fisiológica, onde os grandes olhos são forçados para cavidade bucal a assim ajudam a empurrar os alimentos para a garganta. Geralmente apresentam membros curtos o que consequentemente proporciona saltos curtos e lentos. Destacando – se a pele rugosa com glândulas de venenos no dorso, como as paratóides, localizadas atrás do olho. Cada espécie produz um som diferente, emitindo sons de defesa ou coito.
Rãs: Possuem hábitos aquáticos onde seus membros posteriores são longos e adaptados à natação e aos saltos. Apresentam uma pele brilhante, úmida e lisa. Há também a presença de glândulas excretoras de substancias toxicas. Algumas de suas espécies são comestíveis e por isso são comercializadas sem contar com a participação na indústria têxtil.
Pererecas: Nas extremidades de cada dedo possuem pequenos discos adesivos que servem para conferir a capacidade de subir nas vegetações, como nos galhos e nas paredes. Detém uma pele lisa e úmida com grande agilidade na locomoção. São menores em relação aos sapos e rãs.
Urodelos: É um grupo de anfíbios, também chamados de caudados por conta da presença de caudas. Assemelham-se com Lagartos, mas são anfíbios, de forma no qual