classe insecta
Os insetos são artrópodes, geralmente com asas, de respiração traqueal, excreção por tubos de Malpighi, díceros, portadores de três pares de patas que partem do tórax (hexápodes) é a classe mais numerosa do filo, pois. Correspondem a 97% dos Artrópodes, ou seja, mais de 900.000 espécies. Os insetos são os animais mais bem-sucedidos da natureza. São também os mais numerosos e sofrem adaptações aos mais diversos ambientes e aos mais diferentes meios de vida.
Respiração
O sistema respiratório dos insetos é do tipo traqueal.
Na parede do corpo (tórax e abdômen) existem orifícios, denominados estigmas, ligados a tubos, traqueias, muito ramificados e que chegam até as proximidades de cada célula do corpo por meio das traqueias e traqueíolas
Digestão
O tubo é completo, contando inclusive com glându-las salivares, fígado e pâncreas (fundidos em hepato-pâncreas).
O tubo digestivo é composto por: boca, faringe (mus-cular), esôfago, papo (armazenamento), moela ou pro-ventrículo (trituração), estômago (ventrículo) ligado aos cecos gástricos (produz enzimas digestivas), intestino (absorção), reto e ânus.
Excreção
A eliminação das excreções que circulam no sangue dos insetos é feita através de estruturas filiformes, os túbulos de Malpighi. Estes túbulos estão mergulhados na cavidade corporal, em contato com o sangue, de onde removem as excreções (ácido úrico, ureia, sais). Seus dutos excretores desembocam no intestino, onde os produtos de excreção são lançados e sendo então, eliminados com as fezes.
Reprodução
Os insetos são organismos dioicos. O macho e a fêmea podem geralmente, ser distinguidos externamente, ou seja, apresentam dimorfismo sexual evidente.
A reprodução inicia-se com a cópula. O macho introduz o pênis na vagina da fêmea e ejacula, isto é, elimina seus espermatozoides. Estes vão até a espermática, onde são armazenados temporariamente. Os óvulos produzidos pelos ovários descem pelos obductos e, ao passarem pela