claretiano
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA
ATIVIDADE 7º SEMANA
Belo Horizonte
2014
INTRODUÇÃO
A didática está relacionada com o processo de aprendizagem do aluno. Para que o estudante aprenda, a didática deve se estender à psicologia, sociologia, política e filosofia. Desde à Grécia Antiga, o método de ensino é estudado e possui dois marcos importantes. O primeiro refere-se ao modo de agir sobre o educando e o segundo, ressalta as características de ordem e sequência no processo de didática (BERTANHA, 2010).
Até os dias de hoje, a didática ainda é estudada, sofrendo influências sociais e políticas. Nessa sua trajetória, surgiram algumas tendências sobre o método de ensino. Dentre elas, esse trabalho focará na Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos (BERTANHA, 2010).
DESENVOLVIMENTO
A didática hoje estuda o processo de ensinar. Ela não se limita à métodos e técnicas. A partir da década de 70 e 80 surgiu a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, a qual fugia dos métodos de memorização do conteúdo.
Essa tendência foca no ensino e nas suas relações sociopolíticas e meios formativos. Para ela, o conhecimento deve ser confrontado com as experiências socioculturais e a vida concreta dos estudantes. É por este caminho que o aluno assimilaria todo o conteúdo.
A transmissão do conhecimento deve ser ativa para que o aluno desenvolva sua habilidade intelectual e senso crítico. Essa didática visa a direção de ensinar para o aluno vencer suas dificuldades.
A Pedagogia Crítica-Social dos Conteúdos também busca uma função transformadora da educação em relação a sociedade. Mas isso não implica em descartar todo conhecimento científico adquirido pelo Homem.
O fundamento dessa corrente pedagógica é a transformação social. Para tanto é necessária uma compreensão do mundo por parte dos professores e alunos, nos diversos setores (políticos, sociais..).
O aluno deve ser preparado para o mundo adulto e