ciências
Vamos falar um pouco sobre ciência e conhecimento. Podemos entender conhecimento como sendo uma forma de explicar a realidade. Ao longo da história, o homem buscou diversas formas de construir conhecimento, seja por meio da simples observação dos fenômenos ou pela experimentação de novas técnicas e modelos baseados em investigação.
Para melhor compreender estas formas de busca pelo conhecimento, vamos analisar um exemplo dado por Marconi e Lakatos(2010, p.57). Leia com atenção para discutirmos alguns pontos importantes daqui a pouco.
Desde a Antiguidade, até aos nossos dias, um camponês, mesmo desprovido de conhecimento, sabia o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da utilização de adubos, as providências a serem tomadas para a defesa das plantações de ervas daninhas e pragas [...]. Já no período feudal, o sistema de cultivo era em períodos: dois cultivados e um terceiro “em repouso”, alternandoos de ano em ano [...]. Hoje, a agricultura utiliza-se de sementes selecionadas, de adubos químicos, de defensivos contra as pragas e tenta-se, até, o controle biológico dos insetos daninhos.
Você consegue identificar neste exemplo as diferentes formas de obtenção de conhecimento? Pense um pouco antes de continuar.
Neste exemplo, podemos ver duas formas de conhecimento distintas:
9
A) O conhecimento vulgar ou popular, transmitido de geração em geração, baseado em repetição ou imitação e experiência pessoal (um camponês, mesmo desprovido de conhecimento, sabia o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade
da
utilização
de
adubos,
as
providências a serem tomadas para a defesa das plantações de ervas daninhas e pragas).
B) O conhecimento científico, construído por meio de treinamento apropriado,
obtido
por
meio
de
raciocínio e procedimentos científicos (Hoje, a agricultura utiliza-se de sementes selecionadas, de adubos químicos,