ciências
Prof. Dr. José S. Soares
Resumos do Conteúdo N2 e-mail: patologista@hotmail.com
___________________________________________________________________________
01- Biofísica do Potencial de Ação
O potencial de ação é quando muda a voltagem da membrana da célula pra percorrer o impulso elétrico”.
Pra entender isso, tem que lembrar primeiro o que é potencial! De maneira simples (bem simples), potencial é a carga (positivo ou negativo). O termo diferença de potencial é a diferença de cargas que existe entre o meio interno da célula e o meio externo.
1.1- Ainda alguns conceitos:
Polarizado: quando existe diferença de potencial, ou seja, o meio interno está mais negativo que fora.
Despolarizado: quando não existe diferença entre a carga interna e externa, isto quer dizer, que a diferença de potencial é zero.
Potencial de Repouso:é a carga que existe na membrana quando ela está normal. Geralmente é -90mV.
Potencial de Ação são rápidas alterações do potencial de membrana que se propagam com grande velocidade por toda a membrana.
Agora que você sabe o que é potencial de ação, saiba que ele é dividido em alguns estágios: estágio de repouso, estágio de despolarização e estádio de repolarização. Vamos conhecer rapidamente cada um.
Estágio de Repouso: Momento antes do início do potencial de ação. O que acontece aqui? A membrana encontra-se polarizada nesse momento, pois o potencial de repouso da célula é -90 mV, isto é, o potencial dentro da fibra é 90mV mais negativo que o potencial do líquido extracelular. Os responsáveis por esse potencial são a bomba de Na⁺-K⁺ ATPase, com contribuição de 10%, e os canais de extravasamento de K⁺, como contribuição significativa de 90%.
Estágio de Despolarização: Um estímulo leva ao aumento súbito da permeabilidade da membrana aos íons Na⁺, resultando em influxo desses íons para a célula, aumentando o potencial da célula. Quando o potencial atinge cerca de -70 a 50 mV, os canais de Na⁺voltagem-dependentes se