Ciências Sociais
1- O que aconteceu com os grupos sociais que eram objetos de estudo da antropologia, que justifique a afirmação de que ela está perdendo seu objetivo?
Os trabalhos da antropologia, são baseados na lógica do distanciamento entre pesquisador e pesquisado, distanciamento entre civilizações e culturas, distanciamento entre tempo e espaço entre outros. Porém a história e a crescente internacionalização do capitalismo estão promovendo o encurtamento dessa distância. O universalismo da indústria do estado- nação, da democracia, da tecnologia e dos meios de comunicação em massa, se tornou um processo homogênico de uniformização e de aproximação dos povos e etnias. E é por esta razão, que os antropólogos falam na perda de seu objetivo de estudo.
2- Qual o novo modelo explicativo da antropologia e quais seus principais pressupostos?
É o modelo denominado hermenêutico, que parte do conceito da união da tradição Européia com a tecnologia interpretativa norte americana. Juntas, elas seriam uma reação contra o ultrapassado modelo de Idealismo Iluminista. Nesta nova proposta, há o abandono da inspiração naturalista das ciências humanas, (Preocupada em desenvolver métodos e atingir a objetividade das ciências biológicas). Modelo decifrativo, que se apóia em sinais, em vestígios, para descobrir na expressão simbólica conteúdos profundamente significativos.
Podemos enfatizar as formulações narrativas nas perspectivas, onde o sujeito deixa de ser visto como uma objetividade, para ganhar toda a riqueza de sua capacidade simbólica.
3- Qual A contradição básica entre a existência de uma sociedade de massas e a organização de movimentos minoritários?
A sociedade de massa foi desenvolvida pelo capitalismo, uma vez que ele era o responsável pelas diferenças entre os homens. Ela propunha ou propõe a homogeneização do mundo, acabando com o padrão de vida e consumo. No entanto no meio desta sociedade padronizada, começaram a