Ciências sociais
Praticamente todas as pessoas vivem em sociedade. Essas pessoas necessitam de um trabalho para sobreviver, ou algo equivalente a isso. E todas nós somos responsáveis direta ou indiretamente sobre o que ocorre com o meio ambiente em que vivemos. Nesse trabalho procuramos abordar esses conceitos, de cultura, indivíduo e sociedade. Como isso afeta nossa visão em consideração com os outros e com o meio ambiente.
Cultura, Indivíduo e Sociedade.
Indivíduo e sociedade estão em constante diálogo, ao mesmo tempo em que a sociedade satisfaz muitas das necessidades do indivíduo. Por outro lado, ela impõe, através da cultura vigente, padrões de comportamento que são esperados do indivíduo, de acordo com suas realidades objetivas e subjetivas. A partir daí, a realidade, segundo Berger & Luckmann, é construída socialmente. Eles definem realidade como “uma qualidade pertencente a fenômenos que reconhecemos terem um ser independente de nossa própria volição (não podemos ‘desejar que não existam’)”, definem, ainda, conhecimento como “a certeza de que os fenômenos são reais e possuem características específicas”.
Ao nascermos começamos nossa vida em sociedade, com a chamada socialização primária, em que, aos poucos, vamos sendo doutrinados a viver de acordo com os costumes internalizados por nossos pais, biológicos ou adotivos, que também aprenderam com os pais deles e, assim, sucessivamente, os costumes, crenças e valores vão sendo transmitidos de geração a geração.
Para entendermos nosso papel na sociedade, precisamos ter noção do conceito de sociedade, do conceito de indivíduo, e do conceito de cultura, que é aquele “algo mais” que nos dá a noção de pertença a determinado grupo de indivíduos, que compõem determinada sociedade.
O significado de indivíduo, segundo o dicionário online de português, é “todo ser, animal ou vegetal, em relação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo.