Ciências sociais
Nome: Brenda Lobo Penha RA: A700SS-3
Nome: Fabiana de Paula RA: B437BG-3
Nome: Luiz Fernando T Caetano RA: B48BJJ-2
Nome: Luiz Fernando G. Araujo RA: B4444B-7
Nome: Leandro Soares da Silva RA: B48CAB-8
Nome: Mariana de Andrade RA: B2484C-1
Nome: Waldeci Pereira Lima RA: B49HJJ-6
São Paulo, 16 de agosto de 2012.
Urbanização:
O mundo inteiro está em processo de urbanização. Desde 1950 a urbanização ocorreu de forma expressiva puncionada pelo desenvolvimento industrial que se expandiu por diversos países, atraindo cada vez mais pessoas para as cidades.
Entretanto, essa urbanização acelerada e sem planejamento consequentemente gera problemas de ordem ambiental e social. Diante disso, o grande acúmulo de pessoas na cidade gera um crescimento desordenado, pois a rapidez do processo de urbanização e a falta de infraestrutura acabam gerando locais inadequados para moradia, como áreas de elevada declividade, fundos de vale, praças, viadutos entre outros.
Segundo a ONU, atualmente 25% da população mundial mora em cidades que vivem na absoluta pobreza.
Os problemas urbanos são vários e diversificados, as grandes cidades sofrem principalmente com as poluições, engarrafamentos, violência, desemprego, desigualdade social, locais inadequados para moradia, saúde, educação, etc.
A falta de segurança também tem sido um dos motivos que preocupam a população urbana. Diariamente nos deparamos com notícias de violências nas cidades, e esse processo está diretamente associado a outros problemas como o desemprego, a educação de baixa qualidade e a desigualdade.
Dessa forma, podemos observar que todos os problemas urbanos, descendem dos próprios erros cometidos pela população. Pois, um elemento leva o outro. O crescimento desordenado da população, piora a qualidade de vida, e o aumento da violência tornam-se cada vez mais crescente.
Crescimento desordenado:
Embora