Ciências Sociais
Mitos
Mito de Afrodite
Entre os gregos, conta-se que Afrodite nasceu do sangue que jorrou dos testículos cortados de seu pai Urano e que caiu no mar. Da espuma surgiu Vênus, emergindo belíssima numa grande concha. Assim que chegou ao Olimpo, foi admirada e invejada por sua beleza. Era a deusa do Amor, da fecundidade, do contato com os seres humanos, dos animais e da vegetação, os quais brotavam à sua passagem. Como Vênus Uraniana protege o amor puro e ideal, depois passou a diversas formas, até mesmo à prostituição, como Vênus Hetaira ou Pornô. É protetora dos amantes, do instinto natural de fecundação e geração: a atração sexual.
Sua beleza seduziu a todos, exceto à Minerva, a Deusa da Sabedoria e da honra, e a Diana, a Deusa das artes e da caça e, finalmente, a Vesta, a Deusa do lar. Para acalmar essas deusas, Zeus obrigou-a a casar-se com Vulcano, o artesão dos metais. Vulcano era feio, disforme e coxo. Porém, Vênus aparecia sempre acompanhada de Eros, seu filho, o deus do Amor e também a ‘criança levada’, que fazia apaixonar-se aquele que fosse flechado por ele.
Vênus/Afrodite fez muitas conquistas e esteve envolvida em muitos episódios do
Olimpo. Era uma deusa vaidosa e voluntariosa, e simboliza o lado do ser humano que anseia pela beleza e pela admiração, mas também pelo amor.
Mito de Pandora
Pandora foi a primeira mulher criada por Zeus como punição aos homens, pela ousadia de Prometeu em roubar aos céus o segredo do fogo. Em sua criação, os vários deuses colaboraram com partes: Hefesto moldou sua forma a partir de argila; Afrodite deu-lhe a beleza; Apolo deu-lhe talento musical; Demeter ensinou-lhe a colheita; Atena deu-lhe habilidade manual; Poseidon deu-lhe um colar de pérolas e a certeza de não se afogar; e Zeus deu-lhe uma série de características pessoais, além de uma caixa: a caixa de Pandora.
A Caixa de Pandora continha todas as desgraças do mundo. Foi quando Pandora, em sua curiosidade ingênua,