Ciências sociais e regionalidade
Trabalho de Ciências Sociais e Regionalidade
Texto: Territórios,Redes e Aglomerados de Exclusão(Haesbart,R.) relacionado com Mundialização e Cultura(Ortiz,R.)
Atualmente encontramos a nossa cultura em outro território,seja ele nacional ou internacional,este movimento é denominado de mundialização. O movimento da mundialização percorre o caminho da desterritorialização,cujo é a mobilidade de símbolos encontrados no território e transferidos por redes.
Este encontro de várias culturas e nações em um mesmo território é visto de uma forma padronizada,dado o nome de globalização.Os meios de comunicação e a mídia são uma forma globalizada que revoluciona a formação de territórios pela configuração das redes. Os territórios são compostos por unidades espaciais como áreas ou zonas. As zonas podem ser classificadas de forma Euclidiana,que é o espaço absoluto e a zona Não Euclidiana, que é o espaço relativo,elas englobam a visão do espaço,seja ele geográfico ou o tempo,aflorando um mundo consumista,mostrando como o consumo e a memória nacional se entrelaçam,elas se entrelaçam a tal ponto que aparentemente a própria tese de americanização se justifica.
A publicidade se considera como verdadeira artifícies da Indentidade e Memória-Nacional,visto que ela é a transmissora de informações adaptadas pelas conexões das redes.Segundo Stuart Even: através dela ,o consumismo adqueriu um tom nitidamente cultural. O universo de consumo surgiu como lugar de privilegiado da cidadania burguesa,este universo é o fruto da revolução industrial.
A Memória Nacional foi rompida pelo processo de globalização das sociedades e das desterritorialização cultural, surgindo a Memória Internacional- Popular,ela funcionava como um sistema de comunicação. Buscava a reprodução da ordem social,porque estava havendo um processo de aglomerados de exclusão, devido a desterritorialização promovida pelo capitalismo contemporâneo.A exclusão é um conjunto de