Ciências econômicas
As constantes mudanças no cenário econômico mundial, vem desafiando as organizações a adequar suas práticas de gestão a nova realidade do mercado. Tais mudanças estão ocorrendo no campo tecnológico, político, social, ambiental, econômico, financeiro, entre tantos outros, o que exige das empresas meios confiáveis de obter informações indispensáveis ao seu sucesso. Informações adequadas e em tempo hábil para subsidiá-las no processo de tomada de decisão.
Desta forma, a contabilidade apresenta-se como instrumento de gestão, fornecendo as informações necessárias e auxiliando nos processos de concorrência, necessidades de aperfeiçoamento das novas tecnologias, globalização dos mercados, se tornando, assim, indispensável para o sucesso da empresa.
No entanto, muitas empresas ainda não utilizam a contabilidade e as informações oferecidas através de suas demonstrações contábeis, deixando assim de tomar a melhor decisão a respeito de controle, custos, investimentos e planejamento de seus negócios.
2. Desenvolvimento
2.1. Contabilidade
a. Levanta informações para que tipo de usuários?
As informações são consideradas um elemento estratégico para as organizações, pois de posse das mesmas é que a administração da empresa terá subsídios para uma tomada de decisão precisa e eficaz. E é na contabilidade, através de seus relatórios, que são encontradas essas informações.
Não apenas as grandes organizações devem se preocupar com o planejamento e utilizar-se das ferramentas gerenciais que a contabilidade pode fornecer. Também as pequenas empresas devem se preocupar em utilizar esse recurso, pois ocorre um alto índice de mortalidade destas, por possuírem um processo de gestão ineficiente e não utilizarem informações precisas, oportunas e pertinentes sobre o ambiente em que a empresa atua. É vital para a sobrevivência da empresa, inserida num ambiente competitivo e diante de um cenário de incertezas, que seus gestores estejam