Ciências da educação
Faculdade de Filosofia da Universidade Católica - Braga
Unidade Curricular: História e Teoria da Educação
Nome: José Luciano Teixeira Faria
Data: 10/12/21
“(…) Na realidade, a vida tece-se com projectos que constróem e descobrem sentidos. Em nós, nos outros, com os outros. Projectos que pressupõem e organizam a esperança em função de uma ponderação das situações, das suas virtualidades, das nossas potencialidades, das nossas realizações e dos nossos limites. Ora, tal implica mobilização e criação de recursos; perspectivação, planificação, implicação e perseverança; gestão tanto dos êxitos como das contrariedades; capacidade de sofrer perante a adversidade que, desde logo, a morosidade dos processos acarreta pela sua natureza diacrónica.
A escola não pode trair aqui os seus alunos, iludindo-os. Deixando-os desarmados diante dos difíceis desafios que o domínio dos conhecimentos científicos exige, que as competências técnicas acarretam e que o mundo do trabalho levanta. Se o fizer, o imediatismo do êxito e da felicidade vai, uma vez mais, acabar por reforçar as discriminações ao deixar ainda mais desprotegidos aqueles que a roleta da felicidade afinal não contemplou: na sociedade, na família e agora, por ironia, na escola...”
Dias Carvalho Adalberto, in Felicidade e sofrimento em educação, N.º 117, Ano 11, Novembro 2002, Página n.º 6
Introdução
Este trabalho insere-se na disciplina de História e Teoria da Educação do Mestrado em Ensino das Artes Visuais, no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, e pretende encetar uma reflexão atenta, também crítica, sobre as problemáticas educacionais sentidas e ou vividas nos dias de hoje.
Como auxílio e ponto de partida ao cumprimento deste propósito, foram-nos apresentadas três reflexões de pensadores que indagaram acerca da problemática educacional e sob um olhar filosófico apontam para direcções que visam melhorar o papel da