CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1.1 Breve histórico
A contabilidade, embora rudimentar no início, existe há milhares de anos. Os registros contábeis antigos demonstram o desejo que as pessoas tinham em obter informações acerca de seus esforços e realizações financeiras. Essa preocupação, que é uma constante no homem desde a origem de sua existência, fez com que aperfeiçoasse cada vez mais seus instrumentos de avaliação patrimonial.
É possível afirmar que a contabilidade não teve um criador já que ela surgiu, exatamente, da necessidade das pessoas controlarem seu património. Conforme nos relatam BEUREN & OLIVEIRA " ... as primeiras empresas que surgiram com o desenvolvimento do comércio na Idade Média, eram gerenciadas pelos próprios proprietários, segundo suas necessidades." (1996, p.31) Dessa maneira, sua evolução decorre do fato de que, à medida em que as relações de ganho e consumo foram aumentando, a contabilidade precisou tomar-se mais atuante e modema, auxiliando os gestores na condução de seus negócios, pois têm eles a necessidade de acompanhar o aumento ou decréscimo de seu património, e para isso é necessária a existência de um instrumento que faça com que indagações como lucro, custo, margem de lucro etc .. possam ser respondidas.
2. A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO GERENCIAL
No Brasil, segundo alguns pesquisadores, 70% das ofertas de emprego são oriundas de micro e pequenas Empresas, com importante participação no PIB. Estas empresas estão desobrigadas da apresentação do balanço, ou seja, aquelas que atenderem aos requisitos do artigo 1 do decreto federal n.o 64.567/69 que diz: ... são os que exercem em um só estabelecimento sua atividade artesanal ou atividade com predominância do próprio trabalho ou de pessoa da família, com receita bruta anual não superior a 100 (cem) vezes o maior salário mensal vigente no pais e cujo capital, efetivamente empregado no negócio, não ultrapassar (vinte) vezes o valor daquele salário minimo.
Econ,