Ciências Contábeis
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 cONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho inicial temos como objetivo fixar os conteúdos estudados.
Uma clinica para idosos é um estabelecimento que desenvolve atividades de apoio social a pessoas idosas através de alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, fornecimento de alimentação, cuidados de saúde, de higiene e conforto, fomentando o convívio e propiciando a animação social e a ocupação dos tempos livres dos idosos. Através das leituras, buscou-se perceber como se organizam os vínculos empregatícios, mediante o registro em carteira e contribuição mensal ao INSS para, assim, analisarmos a informalidade, a precariedade desse labor, a partir das condições de trabalho.
De acordo com a CLT, todas as empregadas domésticas têm o direito de serem assistidas pelas leis trabalhistas, mas essa situação só se efetiva mediante o registro em carteira de trabalho e contribuição mensal para o INSS.
Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o caráter não econômico da atividade exercida no âmbito residencial do empregador. Nesses termos, integram a categoria os seguintes trabalhadores: empregado, cozinheiro, governanta, babá, lavadeira, faxineiro, vigia, motorista particular, jardineiro, acompanhante de idosos, dentre outras. O caseiro também é considerado trabalhador doméstico, quando o sítio ou local onde exerce a sua atividade não possui finalidade lucrativa.
2 DESENVOLVIMENTO
Quando um familiar que cuida desses idosos e tenta auxilia-los, mas percebe que não consegue dar conta do recado, existe então um risco de surgir problemas maiores para os idosos, como não receberem o remédio na hora certa, não tomarem banho direito ou até mesmo serem deixados de lado nos aposentos do próprio lar, podendo desenvolver a depressão.
Em