Ciências Contábeis
PNAD é a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios que permite retratar a magnitude do sistema educacional brasileiro e monitorar as dimensões da escolaridade da população brasileira, essenciais para compreensão da realidade social do nosso país.
O sistema do PNAD esta dividido em dois níveis educação básica e superior, sendo que a básica divide-se em três níveis, educação infantil nas idades de 0 a 5 anos, fundamental de 6 a 14 anos e médio de 15 a 17 anos.
A responsabilidade pela educação infantil e fundamental é de competência dos municípios, já o ensino médio é dos estados e do distrito federal e por ultimo o ensino superior que é da competência do governo federal.
Para uma sociedade democrática é essencial que a educação esteja na janela principal, sendo uma condição para inserção profissional e como uma mediadora na transmissão de status entre as gerações. Quanto maior for a capacidade de um sistema escolas democratizar o acesso à educação de qualidade, independentemente das origens sociais dos estudantes, maior será a igualdade de oportunidade educacionais e, conseqüentemente, mas igualitária será a chance de ascender às ocupações mais valorizadas. A educação é um bem coletivo em si mesmo, essencial para a promoção da cidadania, apresentando um visível impacto nas condições gerais de vida da população, o que a torna cada vez mais imprescindível para inserção social plena. O poder público deve sempre almejar melhorias no nível geral da educação, e no sentido ao acesso à educação de qualidade.
Em 2006 teve a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e a Valorização dos Profissionais da Educação o FUNDEB, entrou em vigor pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que passou a incluir a educação infantil e o ensino médio, tanto na modalidade regular quanto de jovens e adultos. Neste ano o ensino fundamental teve alteração com ampliação de 8 para 9 anos. No ano seguinte o Ministério da Educação com Plano de